Ferramentas Manuais Macapá, Amapá

Buscando por Ferramentas Manuais em Macapá? Encontre aqui endereços e telefones de profissionais especializados em Macapá que podem te ajudar a encontrar Ferramentas Manuais em sua cidade. Aproveite para conseguir dicas e mais informações sobre Ferramentas Manuais com nossos artigos educativos.

Domus Arq Imobiliária
(96) 3222-2224
av Raimundo Álvares da Costa, 329, Centro
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
Andréa da Penha Mendes
(96) 3223-3853
av Desidério Antônio Coelho, 903, Buritizal
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
Linear Projetos Ltda
(96) 3242-5322
av 13 de Setembro, 1675, Buritizal
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
R Teixeira
(96) 3222-2800
r Odilardo Silva, 1802, Centro
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
T C A Arquitetura
(96) 3222-5242
r Leopoldo Machado, 1143
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
Pedro A Ponte
(96) 3222-5458
av Piauí, 920, Pascoval
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
Modulart
(96) 3222-4984
av Pe Júlio Maria Lombard, 2674, Santa Rita
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
José Amauri Aguiar Lobo
(96) 3242-3147
av Pe Júlio Maria Lombaerd, 374 sl 14
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
Modulart
(96) 3222-4984
r Leopoldo Machado, 2882, Trem
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
Santos, Djane M
(96) 3223-6575
r Mato Grosso, 155, Pascoval
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Ferramentas Manuais

As ferramentas manuais são utensílios de trabalho que visam facilitar a vida cotidiana e necessitam unicamente da força motriz humana. Graças a elas, podemos realizar tarefas que exigem uma enorme força física e precisão com grande facilidade. Utilizadas normalmente, de forma individual, as ferramentas manuais capacitam o homem a realizar tarefas de uma forma mais segura e eficiente. Antes de iniciar o uso de qualquer ferramenta, a pessoa deve conhecer o trabalho a ser realizado pelo equipamento e possuir as ideias básicas sobre os distintos tipos de ferramentas mais adequadas ao seu uso, evitando ou amenizando dessa forma possíveis riscos de acidentes derivados de sua utilização. Existem hoje no mercado diversos tipos e marcas de ferramentas manuais, específicas para cada ocasião, constituídas dos mais variados tipos de materiais e formas, com o intuito de facilitar a nossa vida. Portanto, confira abaixo dicas e sugestões de compras de Ferramentas Manuais.



Sugestão de Preços de Ferramentas Manuais
Chaves
Alicate
Martelo
Outras Ferramentas Manuais





Tabela de conteúdo
1 Guia de Compras de Ferramentas Manuais
1.1 Quais tipos de ferramentas manuais existem no mercado?
1.2 Quais são as principais causas de acidentes em relação à ferramentas manuais?
1.3 Como escolher a ferramenta certa e como garantir a segurança durante a sua utilização?
1.4 Como devo armazenar as ferramentas?
1.5 Como transportar as ferramentas de uma forma segura?
1.6 Qual o procedimento mais adequado na hora da manutenção das ferramentas?
2 Produtos Relacionados

Guia de Compras de Ferramentas Manuais
Quais tipos de ferramentas manuais existem no mercado?
Existe uma multiplicidade de tipos de ferramentas manuais, nos quais, as mais comuns podem ser divididas em:
Ferramentas de borda afiada
Faca: a existência de facas é confirmada desde a Idade do Bronze (6,5 milhares da anos a.C.) na Ásia Menor. Assim, essa ferramenta primitiva pode ser utilizada para as mais diferentes aplicações: como ferramenta, como arma ou como simples objeto de decoração. Para cada função da faca existem diversas combinações de geometrias de lâminas, tipos de metais e métodos de fabricação, cuja combinação a torna adequada a determinados tipos de uso. Entre os diversos formatos e tipos de facas existentes, as mais conhecidas são: facas gaúchas, facas culinárias, facas táticas e de combate, facas de camping, facão de mato e as legendárias facas bowie. Destacam-se, ainda, as facas utilitárias, ou seja, aquelas que não se enquadram em um dos demais tipos, podendo ser citados como exemplos de facas utilitárias as skinner, usadas por caçadores para retirar a pele de animais.



Machado: o machado é um instrumento derivado do martelo. Tradicionalmente, o machado é construído através da fixação de uma cunha perpendicular a um cabo, podendo este ser de madeira ou de metal, como extensão do seu corpo. A técnica correta na utilização do machado como ferramenta de corte consiste em golpeá-lo em dois planos alternadamente com 15° entre estes, para que os cavacos possam soltar-se (Fonte: Wikipedia). O machado possui diversas utilidades, como: ser usado por lenhadores para cortar lenha; ser usado no camping; ser usado para decapitações de animais durante a caça ou o abate; ser usado para descascar troncos; dentre outros. os machados também são muito utilizados pelos bombeiros, para realizar o arrombamento de portas em casos de emergência.

Cortadores manuais de barras e hastes: como o próprio nome já diz, os cortadores manuais servem para cortar barras e hastes, geralmente feitas de aço ou outro metal. Os cortadores apresentam duas partes, ligadas por uma ponta, geralmente confeccionada em metal), lembrando o formato de um alicate.

Formões: são ferramentas destinadas a entalhar madeira. É importante salientar que nem sempre os formões vêm afiados. Por isso, ao comprar essa ferramenta, pergunte ao vendedor se este procedimento já foi realizado, a fim de evitar desagradáveis supresas na hora de começar um trabalho.

Cortadores de vidro: como o próprio nome já diz, eta ferramenta serve para cortar vidros ou qualquer materil que contenha vidro, como garrafas, espelhos, dentre outros. Os cortadores de vidro podem se apresentar de duas maneiras: de diamante e de rolo, ambos com a mesma função específica.



Ferramentas de golpes
Martelo de cabeça de ferro/madeira/bronze/plástico: martelo é uma arma branca antiga, utilizado em diversos países da Antiguidade. Atualmente, ele passou a ser encarado como uma ferramenta usada para golpear objetos e possuindo, conforme o uso ao qual se destina, inúmeros tamanhos, formatos e materiais de composição. A maioria dos martelos possui cabos de madeira e cabeça de metal.
Existem martelos de diferentes tipos, como: martelo de orelhas, martelo de estofador, martelo de pena, martelo de bola, martelo de pedreiro e assim por diante. Além dos tipos, as suas funções também são bem variadas, como: na música (utilizado para repercutir instrumentos), ajudando a fazer esculturas, na carpintaria e marcenaria, para simples tarefas do dia-a-dias, dentre outros.

Marreta: a marreta é um tipo de martelo, utilizada para quebrar coisas. Devido ao seu tamanho, proporciona maior impulso do que outros martelos, e, devido ao seu peso, é frequentemente manejado utilizando-se ambas as mãos. Com uma marreta é possível quebrar vidros, madeira, e assim por diante.

Cinzéis: os cinzéis são ferramentas manuais que possuem numa extremidade uma lâmina de metal resistente muito aguçada em bisel, usado para entalhar ou cortar (madeira, ferro, pedra, dentre outros materiais), geralmente com auxílio de um martelo. Entre os tipos de cinzel mais comuns encontram-se o ponteiro, o escopro, a pá larga, o ?cinzel de abertura de canais, a goiva, o cinzel para juntas e o cinzel dentado. Os cinzéis podem ser utilizados com martelos perfuradores e de cinzelar; se for utilizado manualmente, basta um martelo comum e bater na superfície de impacto do cinzel.

Ferramentas de torção
Chaves de fenda: é uma ferramenta de metal, com um cabo de material variado (normalmente plástico e acrílico). A principal função da chave de fenda é apertar ou afrouxar parafusos, colocando-a na fenda de um parafuso e girando. Além da fenda, existem diversos outros padrões de cabeças de parafuso (e ponteiras de chaves de fenda, conseqüentemente), como Phillips, Torx (estrela), Posidriv, Allen (sextavada) e Robertson (quadrada).

Chaves de boca: a chave de boca realizar a mesma função que as chaves de fenda, com a diferença que ea serve para apertar e afrouxar parafusos e porcas sextavadas e quadradas.

Ferramentas de pinçamento
Alicates: o alicate é uma ferramenta articulada que serve para multiplicar a força aplicada pelo usuário para incidi-la sobre o objeto desejado. A multiplicação de força se dá pelo princípio de alavanca, podendo ser calculada através das Leis de Newton (Fonte: Wikipedia). Dividido em 3 partes (cabeça, articulação e cabos), geralmente, os alicates são usados em trabalhos de mecânica, eletricidade e eletrônica.



Tenazes: tenaz é uma ferramenta utilizada preferencialmente por ferreiros e serralheiros. Consiste em um tipo de alicate, que auxilia a pegar objetos metálicos à distância por ser dotado de longos cabos. Sua origem é bastante antiga. A tenaz difere de pinças e alicates não apenas pela sua destinação, como também pelo formato de sua ponta de pegada, que pode ser curva ou retilínea porém mais grosseira, mas sobretudo pelo comprimento do cabo, que no seu caso são muito mais longos.

Outros tipos
Peneiras: peneira é um utensílio composto por um aro de madeira ou de arame, de variada dimensão, revestido de uma tela de seda, crina, arame ou outro material, que serve para deixar passar as substâncias reduzidas a pequenos fragmentos e principalmente a farinha dos cereais e outros elementos. Além disso, as peneiras podem ser usadas em construções e para a separação de materiais industriais.

Saca rolhas: saca rolhas é um equipamento utilizado para retirar rolhas de bebidas, como vinhos, champagne, dentre outras. É muito vendido em lojas de utilidades domésticas, mas nem por isso deixa de ser uma ferramenta muito útil.

Quais são as principais causas de acidentes em relação à ferramentas manuais?
Os riscos ao se utilizar ferramentas manuais são bastante altos e se derivam, sobretudo, de golpes e cortes na mão ou em outras partes do corpo. Sua principal causa é a utilização inadequada da ferramenta, manutenção inadequada, produtos de baixa qualidade ou defeituosos, armazenamento e transporte deficiente e falta do uso de luvas ou equipamentos de proteção.
Como escolher a ferramenta certa e como garantir a segurança durante a sua utilização?
A pessoa deve conhecer o trabalho e o tipo de ferramenta para o qual se destina o uso, assim como buscar fornecedores que garantam uma boa qualidade do produto. Após a compra, na hora da utilização da ferramenta, escolha sempre a mais apropriada e revise o seu estado de conservação. Na hora da utilização siga os seguintes procedimentos:
Revise as condições dos cabos das ferramentas e seu encaixe em busca de rachaduras no caso de martelos, serras, limas, chaves de fenda.
Fique atento ao formato, peso e dimensão adequado do ponto de vista ergonômico.
Verifique bocas e braços de ferramentas de aperto como alicates, chaves, dentre outros.
Não utilize as ferramentas para fins das quais não foram projetadas.
Use ferramentas que não soltem faíscas em ambientes com gases inflamáveis.
Sempre utilize equipamentos de proteção individual como luvas, óculos de proteção, etc.
Verifique ferramentas de corte como facas e tesouras, verificando se estão afiadas.
Verifique os dentes de limas, serras e serrotes.
Caso o processo envolve equipamentos elétricos, verifique se as ferramentas possuem proteção isolante.
Como devo armazenar as ferramentas?
Evite deixar as ferramentas em locais de passagem ou no chão, ou em lugares altos onde há um risco de cair sobre alguém. Organize as ferramentas, separando-as por tipo, em caixas, painéis ou estantes. Verifique sempre as condições das ferramentas de uso pessoal sempre que guardá-las.
Como transportar as ferramentas de uma forma segura?
Utilize caixas, bolsas e cinturões especialmente fabricados para tal. No caso de ferramentas afiadas, utilize bainhas. Ao subir e descer escadas de forma manual utilize-se de bolsas que deixem a mão livre, nunca coloque ferramentas no bolso comum da roupa.
Qual o procedimento mais adequado na hora da manutenção das ferramentas?
A forma correta de se fazer a manutenção de ferramentas é reparando os defeitos quando possível. Caso contrário, o reparo deve ser realizado por um profissional especializado. Caso não tenha mais como arrumar, o certo é descartá-lo. E, principalmente, nunca faça pessoalmente reparos provisórios. É justamente nestes casos em que ocorrem os acidentes.
Produtos Relacionados
Acessórios para Ferramentas
Caixa de Ferramentas
Ferramentas Elétricas
Obtida de http://www.wiki2buy.com.br/Ferramentas_Manuais
Categoria: Guia de Compras