Futebol de Botão Cruzeiro do Sul AC

Buscando por Futebol de Botão em Cruzeiro do Sul? Encontre aqui endereços e telefones de profissionais especializados em Cruzeiro do Sul que podem te ajudar a encontrar Futebol de Botão em sua cidade. Aproveite para conseguir dicas e mais informações sobre Futebol de Botão com nossos artigos educativos.

Comercial Wially
(68) 3322-6891
Rua Boulevard Thaumaturgo 627
Cruzeiro do Sul, Acre
 
Irmãos Melo e Cia
(68) 3322-2770
Bc Mercado
Cruzeiro do Sul, Acre
 
Irmãos Melo
(68) 3322-3379
Tv Mercado 1001
Cruzeiro do Sul, Acre
 
Casa de Brinquedos
(68) 3223-6955
Rua Quintino Bocaiúva 1358
Rio Branco, Acre
 
Comercial Wially
(68) 3322-6891
Rua Boulevard Thaumaturgo 627
Cruzeiro do Sul, Acre
 
Utilar
(68) 3322-3672
Avenida Absolon Moreira 30
Cruzeiro do Sul, Acre
 
Unilar Center
(68) 3322-7907
Tv Boulevard 597
Cruzeiro do Sul, Acre
 
Evandro Farias de Souza
(68) 3343-1231
Avenida Japim 1020
Mâncio Lima, Acre
 
Paraíso Magazine Ltda
(68) 3223-6272
av Getúlio Vargas, 98 Centro
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Irmãos Melo
(68) 3322-3379
Tv Mercado 1001
Cruzeiro do Sul, Acre
 
Dados Divulgados por

Futebol de Botão

O futebol de botão é um jogo que simula o futebol de verdade, um dos esportes mais praticados e conhecidos no Brasil. Nele, um tabuleiro tem pintado as demarcações da quadra de futebol e os onze atletas de cada equipe são representados por botões. Cada jogador tem uma palheta e, somente com ela, eles podem mexer nos botões para que esses movam a pequena bola de feltro. Assim como no futebol, ganha quem fizer mais gols.

Guia de Compras de Acessórios para Futebol de Botão

Quantas pessoas podem jogar o futebol de botão?
Apenas dois times disputam um jogo e, embora o ideal seja que apenas duas pessoas brinquem (uma responsável por cada time), não há um número de usuários pré-definido. Diversas pessoas podem manipular a palheta e, consequentemente, os jogadores que, neste caso, são os botões.
Existem regras no futebol de botão?
Como todos os esportes, o futebol de botão também precisa de regras para poder ser um jogo justo e organizado. Mas, imitando a vida real, cada localidade tem sua própria lei e suas próprias normas para o futebol de botão. Atualmente, existem três regras adotadas em nosso País para a prática deste jogo: na primeira - a regra carioca - o jogador tem direito a dar três toques na bola antes de passar a vez ao adversário. Com essa regra em vigor, o jogo tem a duração de dois tempos de 20 minutos. Na regra paulista, o jogador dá 12 passes na bola antes de passar a vez para o outro jogador. Neste caso, a duração da partida é mais curta: dois tempos de 10 minutos. Na última regra - a baiana - cada jogador pode dar apenas um toque na bola.
Do que é feito o botão?
Os precursores foram os botões de osso ou de paletó (botões retirados dos antigos ternos sociais); dentre esses, uma classe de botões apelidada de “Paulo Caminha” foi a mais conhecida; depois vieram as “capas de relógios” (“vidros” dos relógios que iam para conserto); e por fim, na década de 1950, surgiram os botões industrializados, de plástico, com adesivos colados ao centro, contendo os escudos ou mesmo as faces dos jogadores dos times famosos do Brasil. Na época em que se utilizava as Capas de relógios”, existia a “palheta amarela”, que era o vidro de relógio envelhecido e extremamente cobiçado. Esse tipo de botão era disputado pelos garotos da época, nos relojoeiros.
Ainda nos anos 50, os botões de acrílico - os que predominam dos dias atuais - já eram utilizados, mas em escala menor que a de hoje. Os botões industrializados iniciaram a moda das canoinhas: botões rebaixados no meio, com o rosto do jogador ao centro, normalmente com imagem em preto e branco; porém, existiram até alguns coloridos.
O que é a coleção Onze de Ouro?
A coleção onze de ouro foi feita para homenagear as seleções brasileiras que foram campeães mundiais em 1958 e 1962. Esta coleção teve duas etapas, a primeira em 1964 e a segunda em 1965, onde eram vendidos os botões em bancas de jornal. A coleção foi um verdadeiro sucesso e até hoje é requisitada por dezenas de colecionadores.
A história do Futebol de Botão
Não se sabe onde e como o jogo surgiu, mas Geraldo Cardoso Décourt é, sem dúvida, o precursor do futebol de botão no Brasil. Por volta de 1929, Décourt nomeou o jogo de Celotex (material usado para a confecção das mesas), e foi assim que o esporte teve o seu início, inclusive com o lançamento do primeiro livro de regras. O dia do nascimento de Geraldo Décourt, 14 de fevereiro, foi oficializado pelo Governador Geraldo Alckmin, em São Paulo, no ano de 2001, como o dia do botonista.