Instrumentos de Cordas Parobé RS

Buscando por Instrumentos de Cordas em Parobé? Encontre aqui endereços e telefones de profissionais especializados em Parobé que podem te ajudar a encontrar Instrumentos de Cordas em sua cidade. Aproveite para conseguir dicas e mais informações sobre Instrumentos de Cordas com nossos artigos educativos.

Pgweber Instrumentos
(51) 3541-8287
Rua Marechal Floriano 1441 s 8
Taquara, Rio Grande do Sul
 
Pedrinho Som Instrumentos Musicais
(51) 3541-8287
Rua São Pedro 120
Sapiranga, Rio Grande do Sul
 
Palácio da Música
(51) 3594-4433
Rua 5 de Abril, 355
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul
 
Pink Music
(51) 3546-4833
Rua Santa Maria 186
Três Coroas, Rio Grande do Sul
 
Quero Quero S/a
(51) 3543-6177
Rua Odorico Mosmann 292
Parobé, Rio Grande do Sul
 
Focos Video Musical Importação e Exportação Ltda
(51) 3541-3488
Avenida Júlio de Castilhos 2579 s 121
Taquara, Rio Grande do Sul
 
Top Som
(51) 3547-2244
Rua Pedro Schneider 471 s 11
Rolante, Rio Grande do Sul
 
Multisom Comercio e Importacao
(51) 3582-7398
Avenida Nações Unidas 2001 lj 1002
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul
 
Instrumental Arbon
(51) 3527-2004
Rua General Osório 807
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul
 
Eletrotecnica Linden
(51) 3541-5453
Rua Tristão Monteiro 1766
Taquara, Rio Grande do Sul
 

Instrumentos de Cordas

Guia de Compras de Instrumentos de Cordas
Instrumentos de cordas são instrumentos musicais, nos quais a fonte primária de som é a vibração de uma corda tensionada quando beliscada, percutida ou friccionada. Na classificação Hornbostel-Sachs, sistema de classificação de instrumentos musicais mais utilizado pelos especialistas, criado por Erich Hornbostel e Curt Sachs em 1914, estes instrumentos representam a classe dos cordofones identificada pelos códigos iniciados pelo número 3. Os instrumentos de cordas são importantes na história da música ocidental, pois foi com um instrumento constituído de uma única corda, o monocórdio, que os filósofos e matemáticos da escola pitagórica descobriram todos os princípios matemáticos que regem os intervalos, escalas e a harmonia, dando origem ao estudo da teoria musical há mais de seis mil anos.
Se você pretende adquirir um instrumento de corda, confira abaixo dicas e sugestões de compras desses instrumentos.

Sugestão de Pesquisa de Instrumentos de Cordas
Violão
Guitarra
Contrabaixo
Outros





Tabela de conteúdo
1 Guia de Compras de Instrumentos de Cordas
1.1 Quais são os tipos de instrumentos de cordas?
1.2 O que devo saber para comprar um violão?
1.3 Como devem ser as cordas de um violão?
1.4 Como escolher um bom violino?
2 Produtos Relacionados

Guia de Compras de Instrumentos de Cordas
Quais são os tipos de instrumentos de cordas?
Instrumentos de cordas friccionadas
Violino – É constituído basicamente por quatro cordas afinas em quintas (mi, lá, ré e sol). Para ser tocado, o violino é encaixado na zona da clavícula, abaixo do queixo do músico, enquanto o arco é segurado com a outra mão e assim friccionando as cordas.

Viola – Tem a estrutura igual a do violino, mas as dimensões são um pouco maiores. Também com quatro cordas e a afinação em quintas (dó, sol, ré, lá), tem o timbre mais grave do que o violino.

Violoncelo – De uma maneira simples pode-se dizer que o violoncelo é uma viola de arco em que se toca na posição vertical por causa do tamanho. Com cerca de 1.20 m também tem quatro cordas afinadas em quinta (dó, sol, ré e lá). Possui um timbre grave e aveludado.

Contrabaixo – O mais grave e maior instrumento de cordas e arco, o Contrabaixo atual tem 1.80m de comprimento e é afinado em quarta (mi, lá, ré e sol). As vezes podem ter uma quinta corda, afinada em Dó maior.


Instrumentos de Cordas Dedilhadas
Alaúde – Descendente direto de um instrumento persa chamado ud, semelhante à antiga “guitarra mourisca”, o Alaúde teve seu auge no século XVI, sendo considerado como em toda a Europa como o “instrumento-rei. Sua forma definitiva tem o aspecto de meia pêra. O instrumento clássico tem cinco cordas duplas e uma simples, totalizando seis cordas. Sua afinação nunca cessou em variar, tendo o “velho tom” (sol, dó, fá, lá, ré, sol) do século XVI e a “afinação nova” (lá, ré, fá, ré, fá e lá).

Bandolim – Seu nome deriva do mandolim, que tem a mesma raiz da amêndoa, lembrando o seu formato. O bandolim existe desde o século XVI, tendo sua origem na Itália, para substituir o alaúde. Cada cidade italiana tinha o seu bandolim, diferenciando pelo número de cordas e afinação. A primeira gravação brasileira com o bandolim como instrumento solo foi em 1913 com o Grupo Sustenidos que registrou, entre outras, a canção “Valsa da Saudade Eterna” que é executada até hoje. Hoje encontramos facilmente o bandolim em “rodas de choro” e “grupos de samba-canção”. Este instrumento possui quatro cordas duplas e é afinado em Sol, Ré, Lá e Mi.

Cavaquinho – É unânime a opinião dos escritores sobre a origem portuguesa do cavaquinho. E de Portugal o cavaquinho se espalhou chegando ao Havaí, onde foi rebatizado para ukelele (pulga saltadora) e é símbolo da cultura havaiana. Na Indonésia recebeu o nome de Kerotijong, onde é parte dos grupos regionais que se assemelham com os de chorinho. O cavaquinho é composto por quatro cordas, afinadas em Ré, Sol, Si e Ré.

Violão – Há muitas hipóteses diferentes sobre a origem do violão. Para alguns estudiosos o violão seria derivado da chamada “Khetara Grega” que com o domínio do Império Romano, passou a ser chamar “Citara Romana”, que também era denominada de “Fidícula”. Outra hipótese diz que o violão fora um derivado do “Alaúde”. Sobre a origem do violão nada pode se afirmar, mas o que pode ter certeza é que, hoje, o violão é o instrumento mais popular no mundo todo. Em muitos países onde não se falam a língua portuguesa o violão é conhecido como guitarra. O violão popular possui seis cordas afinadas em Mi, Lá, Ré, Sol, Si e Mi.


Podemos encontrar outros tipos de instrumentos de cordas disponíveis no mercado, mas essa relação o ajudará a diferenciá-los, pelo menos os mais populares.
O que devo saber para comprar um violão?
Antes de comprar um violão é importante saber que ele é um instrumento popular e por isso sua faixa de preço varia de acordo com a qualidade do instrumento, da marca e do material utilizado para sua fabricação. É um instrumento acústico (a maioria) evitando o uso de amplificadores, quando tocado em locais fechados. Existem várias marcas, modelos e formas disponíveis no mercado, mas com certeza o que mais importa é o som do instrumento. Tenha isso em mente na hora de comprar um violão.
Como devem ser as cordas de um violão?
Essa é uma questão muito particular. Músicos iniciantes preferem as cordas de nylon, assim como os adeptos do samba, da bossa e dos clássicos. O nylon proporciona mais leveza ao som do violão e torna mais simples a formação de notas com os dedos no braço do violão. Já as cordas de aço tornam o timbre do violão mais “encorpado” e aumenta a dificuldade, principalmente de iniciantes, na formação de notas com os dedos no braço do instrumento. São mais utilizadas nos estilos pop, rock e sertanejo. No momento de escolher um violão procure testá-lo antes e siga o que os grande mestres dizem, “...não é o músico que escolhe o instrumento, é o instrumento que escolhe o músico”.
Como escolher um bom violino?
Existem algumas dicas que podem garantir uma boa compra de um violino. Vamos à elas:
Como os violinos são feitos de madeira, ou seja, matéria orgânica, examine o corpo para garantir que não haja fissuras;
Grandes rachaduras em um violino pode derrubar o seu preço em até 80%. Portanto, observe se ele está em bom estado;
Observe se dos lados do violino a madeira não é protuberante. Quando isso acontece, isso significa que a madeira usada para fazer o violino não é experiente o suficiente, e encolhe quando seca.
Examine o colo do violino para garantir que esta reto. Você pode notar quando se comparam diferentes violinos, que alguns violinos têm pescoço um pouco mais grosso do que os outros. Como tal, você precisará medir sua pegada contra o pescoço do violino para garantir que a largura do pescoço é perfeito para você.
Garanta que a ponte está bem centrada entre os f-buracos no corpo do instrumento.
Produtos Relacionados
Instrumentos de Percussão
Instrumentos de Sopro
Instrumentos de Teclados
Guia_de_Compra_de_Instrumentos_de_Cordas
Categoria: Guia de Compras