Motocross Timon, Maranhão

Buscando por Motocross em Timon? Encontre aqui endereços e telefones de profissionais especializados em Timon que podem te ajudar a encontrar Motocross em sua cidade. Aproveite para conseguir dicas e mais informações sobre Motocross com nossos artigos educativos.

Jotal
(86) 3216-1973
Avenida Presidente Getúlio Vargas 1430
Teresina, Piauí
 
Jotal
(86) 3215-1998
Avenida Maranhão 42
Teresina, Piauí
 
Oficina Brasil Motos
(86) 3220-5050
Rua Walfrido Salmito qd 109 c 19
Teresina, Piauí
 
Motopeças São Francisco
(86) 3222-5568
Rua Arlindo Nogueira 930
Teresina, Piauí
 
L&m Auto Motos
(86) 3212-9464
Avenida Presidente Médici 1315
Teresina, Piauí
 
New Motos
(89) 3422-3900
Rua Deputado Sá Urtiga 735
Picos, Piauí
 
Moto Bike Peças e Acessórios Limitada
(86) 3212-2121
Avenida Piauí 117
Teresina, Piauí
 
Anne Caroline Carvalho Pereira
(86) 3217-3193
Avenida Joaquim Ribeiro 1522
Teresina, Piauí
 
Ivan Motos Peças
(86) 3217-6745
Qd 25 - Cj Mocambinho Setor A c 7
Teresina, Piauí
 
Centro de Distribuição Moto Moura Ltda
(89) 3421-0574
Rodovia BR-316 km 305
Picos, Piauí
 

Motocross

A busca por novas sensações sempre foi uma das características mais típicas dos seres humanos, e é por isso que muitos têm a incessante necessidade de fazer coisas que lhe tragam a incrível sensação causada pela adrenalina. E uma das melhores formas de se provocar essa sensação no corpo humano é per meio da prática de esportes radicais, entre eles, o motocross.
Assim, se você pratica ou pretende praticar esse esporte, não deixe de conferir abaixo dicas e sugestões de compras de Acessórios para Motocross.



Pesquise Acessórios para Motocross
Óculos
Macacão
Equipamentos de proteção para motocross
Outros





Tabela de conteúdo
1 Guia de Compras de Acessórios para Motocross
1.1 Um pouco da história do Motocross...
1.2 O que é o motocross?
1.3 O motocross é um esporte perigoso?
1.4 O que é necessário para a prática desse esporte?
1.5 Há restrição de idade para a prática de motocross?
1.6 O que é importante saber antes de iniciar a prática do motocross?
1.7 Como são feitas as competições de motocross?
1.8 Como devem ser as motos de motocross?
1.9 Quais são as diferenças entre motores 2T e 4T?
2 Fotos
3 Produtos Relacionados
4 Links externos

Guia de Compras de Acessórios para Motocross
Um pouco da história do Motocross...
O motocross foi criado na Inglaterra no começo do século XX, através das motos com motor 4 tempos. Na década de 1960, os espanhóis criaram as motocicletas 2 tempos e passaram, a partir daí, a dominar os campeonatos de motocross até 1970, momento em que os japoneses passaram a fabricar as motos cross que conhecemos atualmente. A partir dos anos 70, os pilotos da Bélgica começaram a se destacar, sendo conhecidos até os dias atuais. No Brasil, os campeonatos de motocross tiveram início nos anos 70 e, atualmente, possuem as seguintes características: circuito de, no mínimo, 1,5 Km, com obstáculos naturais (como subidas e descidas de montanhas, por exemplo). No gate, podem haver até 40 pilotos que correm em duas baterias de 40 min.
O que é o motocross?
Motocross é um esporte radical no qual o praticante usa uma motocicleta especial, conhecida como Enduro, e deve percorrer um determinado circuito fechado no qual enfrenta alguns desafios sobre a motocicleta, como passar por lamaçais, saltar sobre montes de terra, entre outros. Como o motocross pode ser praticado em diversas categorias diferentes, ele é considerado o esporte de moto velocidade mais praticado atualmente.
O motocross é um esporte perigoso?
Todos os esportes que envolvem veículos que atingem altas velocidades apresentam um grau de risco bastante grande. Mas é sempre importante lembrar que o iniciante no esporte levará algum tempo até começar a realmente fazer saltos e correr em circuitos mais perigosos, o que lhe dará tempo para aprender como funciona o esporte e praticá-lo correndo o menor risco possível.
O que é necessário para a prática desse esporte?
Para praticar motocross é necessário muita disposição e um excelente preparo físico, afinal o motocross é um esporte que exige muito esforço e concentra a força nos ombros e braços do praticante. Além disso, os participantes devem estar aptos a carregar todo o equipamento de segurança que é exigido para a prática de motocross, como:
Capacete;
Colete;
Luvas;
Botas;
Joelheiras;
Calça com proteção;
Camisa;
Protetor de coluna e pescoço;
Óculos;
Protetor de nariz.
Há restrição de idade para a prática de motocross?
Não há restrições para o início da prática do esporte, mas é importante lembrar que o praticante de motocross precisa de força e altura para pilotar a motocicleta. Apesar de não haver restrições para a prática do esporte, a grande maioria das competições oficiais só aceita participantes maiores de 16 anos.
O que é importante saber antes de iniciar a prática do motocross?
Antes de se iniciar nesse fascinante esporte que é o motociclismo é importante lembrar que há algumas restrições quanto ao tipo das motocicletas que podem ser usadas, assim como o tipo dos pneus que podem ser usados. Também é importante verificar qual a categoria em que se pretende competir, afinal diferentes categorias têm diferentes restrições. Uma dica interessante para quem deseja iniciar na prática desse esporte é procurar clubes ou associações de motocross em sua cidade, afinal elas podem ajudar a esclarecer dúvidas e dar informações interessantes sobre campeonatos e lugares onde praticar o esporte.
Como são feitas as competições de motocross?
As competições de motocross, geralmente, são realizadas em pistas fechadas com distâncias que podem chegar a 1,5 Km. Essas pistas possuem características naturais do terreno com quantidades variadas de saltos, costelas (sequência de lombadas e pequenos morros) e curvas. As corridas de motocross ocorrem, tradicionalmente, em terreno molhado. As provas são divididas em várias categorias, dentre elas as categorias amadoras e profissionais. Nas provas realizadas pelos profissionais, as baterias podem durar até 20 minutos, e nas baterias amadoras 10 minutos. A sinalização em uma prova de motocross ocorre geralmente por placas ou bandeiras, cada cor de bandeira tem um significado:
Bandeira xadrez (ou quadriculada): indica o fim de prova.
Bandeira amarela: indica perigo logo a frente. Proibido ultrapassar. Reduza a velocidade.
Bandeira listrada em amarelo e vermelho: proibido ultrapassar e saltar. Reduza a velocidade. Acidente particularmente grave.
Bandeira azul: Dê passagem (o retardatário) a uma moto mais veloz que quer ultrapassar.
Bandeira verde: Pista livre para iniciar processo de largada.
Bandeira vermelha: Corrida paralisada devido a problemas meteorológicos ou acidentes particularmente graves impossibilitando a continuação da corrida.
Bandeira preta: Desclassificação do piloto ao qual foi indicada.
Bandeira branca com cruz vermelha: Equipe medica na pista.
Placa Stop and Go: Será indicado na placa o numeral e o tempo de penalização em segundos do piloto a ser cumprido no pit-lane.
(Fonte: Wikipedia).
Como devem ser as motos de motocross?
Geralmente, as motos fabricadas para as competições e práticas do motocross são diferenciadas, no sentido em que possuem geometria e suspensão diferenciadas para resistir às imperfeições dos terrenos. Assim, seus pneus possuem forma diferenciada, para aumentarem a tração das motos nos terrenos molhados. Da mesma forma, os motores são específicos para este fim, podendo variar de 2T e 4T.
Quais são as diferenças entre motores 2T e 4T?
Os motores do tipo 2T foram muito utilizados há algumas décadas, devido à facilidade de manutenção e à pouca tecnologia existente na época. Esses motores, naquele tempo, ofereciam alto torque em baixa e média rotação, se tornando desatualizado com a chegada dos motores 4T. Este último tipo é mais moderno, possuindo alta tecnologia, e sendo projetado para oferecer a máxima potência possível através da ampla faixa de torque em média e alta rotação.
Fotos

Produtos Relacionados
Acessórios / Peças para Motos
Consórcio de Motos
Moto
Links externos
Fotos Arena Cross
Vídeos Arena Cross
Tudo sobre Arena Cross
Motocross
Categoria: Guia de Compras | Automóvel